Total de visualizações de página

domingo, 30 de outubro de 2011

PROJETO: INFORMATIVA COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM

ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO WELERSON
PLANO DE AULA
PIP - PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – MATUTINO


SUPERVISORA- Gelvania Câmara Marques
Professoras Responsáveis : Rosângela e Maria das Graças                        
Periodo: Outubro a Dezembro de 2011
Dias da semana : 3ª e 5 feiras
Orientadora do Projeto: Gelvania Câmara Marques
Estratégia inicial:
1.      Capacitar as professaras Rosângela e Maria das Graças para a atividade proposta, durante as reuniões de  modulos II.
2.      Capacitar a especialista Ana Piries e Rosângela para possibilitar  que o projeto seja viabilizado no turno da tarde.
OBJETIVO DO PROJETO:
  1. Trazer para sala de aula mais recurso para despertar o interesse pela aprendizagem.
  2. Trabalhar as dificuldades da escrita, leitura, e conhecimento lógico matemático por meio de jogos e atividades online.
  3. Apresentar e aprofundar conteúdos curriculares.
  4. Estabelecer objetivos pedagógicos para que as atividades tenham foco e fazer do laboratório uma extensão da sala de aula.
  5. Proporcionar a criança um espaço lúdico na aprendizagem por meio de jogos, textos interativos, leituras, histórias, videos no yotube  etc.
Estrátégia 
1 . O professor selecionará as atividades a serem trabalhadas com antencedência, preparará o ambiente da sala da internet em parceria com a Bibliotecária Maria das Graças.  Para isso é preciso identificar
e estudar os conteúdos que serão apresentados ou aprofundados na sala de informática é essencial para que a aula seja objetiva e produtiva. Além disso, faz com que o professor se sinta mais seguro na hora da aula. 
2 Selecionar programas , escolher os sites e programas a serem usados com antecedÊncia.

3 . Fazer planejamento dentro dos descritores propostos pelo SIMAVE. Se faz necessário que todas as atividades sejam  bem estruturadas e bem planejadas, prevendo momentos de pesquisa, de visualização do conteúdo estudado e de troca de informações. Isso evita a dispersão. 

4 Incentivar a troca de experiência, o aluno que tiver maior facilidade para o manuseio do computador ajudará o colega e trocaram informações sobre o aprendizado.

7 Permitir que o aluno crie  textos para serem publicados no blog da escola.



PALNO DE AULA
AULA 1
TEXTO : A MORTE QUE FEZ UM HOMEM RICO
Duração: 3 aulas
Competências a serem trabalhadas  :
D0
Compreender frases ou partes que compõem um texto.
D1
Identificar um tema ou sentido global de um texto.
D2
Localizar informações explícitas em um texto.
D3
Inferir informações implícitas  em um texto.
D5
Inferir o sentido de palavras ou expressão.
D10
Distinguir um fato da opinião relativa  a esse fato.
 
AULA ONLINE
1. Ler o texto com os alunos
2. Explorar o texto.
3. apresentar o texto online
4. jogar o jogo das 7 perguntas
5. jogar o jogo de palavras cruzadas


 TEXTO: MORTE QUE FEZ 
UM  HOMEM RICO
Um homem tinha muitos filhos, e já todos os homens da freguesia eram seus compadres.
A mulher alcançou outra vez e pronta estava para parir. O homem, que não queria pedir a mais ninguém, abalou de casa.
Encontrou no caminho um homem muito desfigurado, que lhe perguntou aonde ele ia.
Ele contou-lhe, e o homem disse-lhe que voltasse para trás, que ele era o seu padrinho.
Assim foi.
Quando acabou o baptizado, o homem disse:
— Compadre, repare bem para mim, para me conhecer onde quer que me encontrar. Eu sou a Morte. Tu muda de casa e faz-te médico, que hás-de ganhar muito dinheiro. Em tu me vendo aos pés da cama de qualquer doente, é porque ele escapa. Em tu me vendo à cabeceira, é porque ele morre.
O homem assim fez; começou a ter muita fama e ganhava muito dinheiro e já estava muito rico mais os filhos.
Num dia a Morte chegou-se ao pé dele e disse-lhe:
— Bem, agora já te fiz rico, mas hoje chegou a tua vez e venho matar-te.
O homem pediu muito que o deixasse viver mais um ano.
A Morte consentiu.
O homem então mandou fazer uma torre de bronze, com as paredes muito grossas, para a Morte lá não entrar.
Quando o ano estava quase a acabar, ele mandou fazer um anel de ouro, meteu-o no dedo e fechou-se na torre.
Estava lá a jantar, e apareceu-lhe a Morte ao pé dele.
Ele, muito assustado, perguntou-lhe:
— Ó comadre Morte, tu por onde é que entraste?
A Morte disse que pelo buraco da fechadura.
Ele então disse-lhe:
— Já que tu te meteste pelo buraco da fechadura, hás-de meter-se pelo buraco desta cabaça.
A Morte meteu-se e ele tapou a cabaça com uma rolha e disse à Morte:
— Agora sai daí para fora se és capaz.
A Morte disse-lhe:
— Ó compadre, pois eu fiz-te tanto benefício, e tu agora queres-me aqui deixar dentro desta cabaça? Tira-me a rolha, que eu não te faço mal.
O homem tomou a perguntar-lhe se ela não lhe fazia mal.
A Morte disse que não.
Ele destapou a cabaça e, ao tempo que destapou, caiu, mas não morto, e a Morte roubou-lhe o anel.
Ele disse:
— Ó comadre, então tu prometeste-me que não me matavas, e agora queres-me matar. Deixa-me ao menos rezar um Padre-Nosso e uma Ave-Maria pela minha alma.
A Morte consentiu.
Ele que fez?
Começou a rezar o Padre-Nosso até ao meio e depois tornava a começar.
De modo que a Morte não o podia matar.
O homem então saiu da torre e começou outra vez na sua vida.
Um dia andava ele à caça e a Morte fingiu-se de morta no meio do monte.
O homem chegou e, julgando que era um homem morto, disse:
— Ah! Pobre homem, quem te matou? Deixa-me ao menos rezar um Padre-Nosso e uma Ave Maria pela tua alma.
Rezou, mas ao tempo que acabou, a Morte levantou-se e matou-o.
Consiglieri Pedroso, in Contos Populares Portugueses

1. A expressão “A mulher alcançou outra vez...” significa:
  ?    A mulher agarrou outra vez...
  ?    A mulher acertou outra vez...
  ?    A mulher engravidou outra vez...
2 . O homem desfigurado era:
  ?    uma vítima de acidente
  ?    a morte disfarçada
  ?    desfigurado de nascença
3. Seguindo o conselho da Morte, o homem...

Parte superior do formulário
fez-se médico
Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário
mudou de casa
Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário
salvou uma princesa
Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário
encontrou um tesouro
Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário
foi correr mundo
Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário
plantou uma árvore
Parte inferior do formulário

4. “...uma torre de bronze, com as paredes muito grossas...”
Identifica o grau em que se encontra o adjectivo desta frase.
Parte superior do formulário




5. A Morte conseguiu entrar na torre...
  ?    ... pela chaminé.
  ?    ... por uma janela.
  ?    ... por uma porta secreta.
  ?    ... pelo buraco da fechadura.

6. Quando a Morte entrou na cabaça, o homem...
  ?    ... fez.lhe um encantamento.
  ?    ... queimou-a com água a ferver.
  ?    ... tapou o buraco da cabaça.
7. A morte não conseguiu livrar-se da cabaça.
  ?    verdadeiro
  ?    falso


Parte inferior do formulário








Nenhum comentário: