Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

DIA DA CRIANÇA - um projeto em parceria com APAS ( Associação Presbiteriana de Assistência Social)





































Projeto : ALEGRIA KIDS
Objetivo : Proporcionar um momento de ALEGRIA entre as crianças ,através da confecção dos brinquedos e utilização dos mesmo, e ainda aproveitar este momento para discontração, aprender a se relacionar com o colega.
JUSTIFICA : Proporcionara a criança momento de  ludicidade na escola.
Equipe responsável:  Supervisora Gelvania e Porfessores e APAS ( Associação Presbiteriana de Assistencia Social).

PROCEDIMENTOS 






METODOLÓGICOS
Fazem parte desta proposta as seguintes etapas:
1ª Etapa: Definição da data. 
2ª Etapa: Divulgação do Projeto Alegria Kids  na escola.
4ª Etapa: Organização e preparação da equipe.As esquipes serão formadas pelos atuais professores e voluntários.
5ª Etapa: Arrecadação dos materiais e lanches.
6ª Etapa: Programação das atividades.
7ª Etapa: Realização dos eventos.
ATIVIDADES PRÁTICAS
·        Equipe de organização (ORGANIZAR Oo local, conseguir barracas ou mesas, enfim, esta equipe vai decorar e organizar o local do princípio ao fim deste projeto).
·        Equipe de recepção (esta equipe tem que ser grande, vai receber as crianças e conduzi-las durante as atividades).
·        Equipe para brincadeiras).
·        Equipe de contação de história (fantoche, teatro e contador de história bem experiente, não esquecer da importância socio-cultural deste momento.
·      Equipe do lanche (ficará responsável por comprar/arrecadar, fazer, se for o caso e servir o lanche).
Seguem sugestões de brinquedos e brincadeiras:
- PÉ DE LATA
- COMO FAZER - Faça dois furos diametralmente opostos no fundo de uma lata de achocolatado ou leite em pó. Passe uma corda de náilon de 1,2 metro pelos furos da lata e una as extremidades com um nó bem forte dentro do recipiente. Coloque a tampa e decore com retalhos de plástico adesivo ou tinta. Faça o mesmo com outra lata.
 
- COMO BRINCAR - As crianças sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando nas cordas. Além de andar com os pés de lata, eles vão se divertir apostando uma corrida, andando para trás ou vencendo um percurso com obstáculos.

- BAMBOLÊ
 
- COMO FAZER - Corte 1,5 metro de mangueira de gás ou de jardim . Una as pontas com fita crepe, formando um aro. Para os menores, que ainda não conseguem girar o bambolê em torno da cintura, faça aros pequenos usando 60 centímetros de conduíte. Você pode colocar arroz, pedrinhas, guizos e sementinhas dentro dele antes de fechar. Na hora em que os pequenos estiverem rodando o brinquedo, vão escutar um agradável som. 
- COMO BRINCAR - A criança coloca o bambolê na cintura e o roda. Para mantê-lo girando, é preciso movimentar o quadril, como um rebolado. É possível também rodá-lo em outras partes do corpo: no pescoço, nos braços e nas pernas, além de jogá-lo para cima e tentar encaixar nos braços. Para que todos brinquem juntos, organize uma competição. O objetivo pode ser ficar mais tempo com ele em torno da cintura ou bambolear andando, sem deixar o brinquedo cair.

- BILBOQUÊ
 
- COMO FAZER - para construir um bilboquê você vai precisar de: 1 garrafa pet descartável, fita adesiva colorida (ou transparente), barbante, 1 folha de jornal ou revista, tesoura, adesivos ou recortes para enfeitar. Amasse a folha de jornal ou revista, fazendo uma bolinha. Em seguida, a envolva com a fita adesiva. Se prefeirir, passe a fita colorida por cima para decorar e ainda usando a fita, prenda o pedaço de barbante á bolinha. Corte a garrafa descartável na altura do gargalo, formando uma tacinha. Abra a tampa e prenda a outra ponta do barbante na garrafa. Decorar o bilboquê e se divertir.
- COMO BRINCAR - O Bilboquê é um misto de jogo e brinquedo, que consiste em duas peças: uma bola com um furo e um pequeno bastão, presos um ao outro por um cordão. O jogador deve lançar a bola para o alto e tentar encaixá-la na parte mais fina do bastão. No caso do brinquedo feito com garrafa descartável, o jogador deve tentar colocar a bolinha dentro da garrafa.
 
 AMARELINHA
- COMO FAZER - Riscar no chão com giz um desenho que apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval, conforme na figura acima.
- COMO BRINCAR - O jogo consiste em pular sobre o desenho. Tira-se na sortequem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente.
Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
Em uma outra versão, mais complexa, o jogo não termina aí. Quem consegue chegar ao céu vira de costas
 e atira a pedrinha de lá. A casa onde ela cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome (caso não acerte nenhuma, passa a vez ao próximo jogador). Nestas casas com "proprietário", nenhum outro jogador pode pisar, apenas o dono, que pode pisar inclusive com os dois pés.
Nesta versão, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas.

- ELÁSTICO
- COMO FAZER - Separe 2 metros de elástico de roupa e dê um nó. 
- COMO BRINCAR - Duas crianças em pé, frente a frente, colocam o elástico em volta dos tornozelos, formando um retângulo. Um terceiro participante faz uma seqüência de saltos, pulando para dentro, sobre e para fora do elástico.O objetivo é fazer tudo sem tropeçar, aumentando o grau de dificuldade, subindo na altura da canela, batata da perna, joelho, coxa, cintura, peito e pescoço.
Existem várias cantigas e versinhos que as crianças usam nesta brincadeira.
- PULAR CORDA
- COMO FAZER - Basta uma corda de aproximadamente quatro metros 
- COMO BRINCAR - Enquanto dois jogadores tocam a corda, cada um do grupo pula cantando a cantiga: “Um homem bateu na minha porta e eu abri. Senhoras e senhores, pulem num pé só. Senhoras e senhores, ponham a mão no chão. Senhoras e senhores, dêem uma rodadinha.E vão, pro olho da rua!” (sair fora).Quem conseguir chegar primeiro ao final, sem errar no pulo, será o vencedor. Existem outras cantigas também.





Colocar cordas na entrada do lote

Esquema do lote





áres1 – corda isolando o lote e deixando uma abertura

2 - Pé de lata
3 - Bambolê
4 - Bilboquê
5 - Pular corda
6 - Elástico
7 - Contação de Histórias
8 - Lanche

Nenhum comentário: